Pistas de skate em Brasília

O DF é um lugar legal pra se andar de skate. Inclusive tem alguns skatistas de nível internacional que começaram suas carreiras por aqui. Aqui tem um monte de lugares que apesar de não terem sido pensados para a prática do esporte se mostraram muito adequados para o uso do carrinho.

É o caso do calçadão que existe no Setor Bancário Sul, em volta do edifício do Banco do Brasil. É um pico muito usado pela galera do street, devido ao piso muito bom, e a quantidade de obstáculos que podem ser usados para ollies, jumps, e outros movimentos que nem sei o nome.

Existem também os picos usados pela galera do speed, que vai sempre atrás da maior velocidade possível. Apesar de estar num local onde não há muitas ladeiras, as que podem ser encontradas são de qualidade: já vi gente chegando a 80km/h numa delas.

Há algum tempo eu comecei a fazer um mapa usando o Google Maps mostrando os picos de skate do DF, mas ainda não consegui terminar. Uma pré-visualização desse mapa é essa aqui:



Visualizar Picos de SK8 em Brasília em um mapa maior


O mais importante nos últimos dias sobre a prática do skate em Brasilia, entretanto, é o que saiu no blog da Associação de Skate da Capital:

Os mais de dez mil skatistas do Distrito Federal tiveram o que comemorar nesta terça-feira (21), quando é celebrado o dia mundial do esporte. Eles receberam a notícia de incentivo, apoio e investimento para o esporte, em sessão solene realizada no plenário da Câmara Legislativa. Durante o evento, de iniciativa do deputado Professor Israel Batista, o subsecretário de mobilização social e promoção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Felipe da Cunha, anunciou R$ 2 milhões de reais, em emendas, para a construção de novas pistas.

Se isso der certo mesmo, é possível que Brasilia venha a ter uma das melhores pistas do país, inclusive porque está previsto que as associações de skatistas da cidade acompanhem os projetos e construções, de maneira que o que sair não seja inadequado como algumas das pistas já existentes.