Os benefícios para a saúde por andar de skate

Essa é uma tradução livre do artigo publicado no site "Health Fitness Revolution" falando sobre o skate. Gostei bastante e resolvi publicar uma tradução aqui. Essa tradução, como coloquei antes, é livre e também não autorizada. Ou seja, pode ser que eu tenha que apagar daqui!

Andar de skate é um esporte, uma forma de arte, um estilo de vida e uma cultura. Crianças têm andado de skate há décadas, e o mesmo pode até ser considerado um esporte extremo. Nós podemos todos, entretanto, nos beneficiar do skate mesmo que o usemos somente recreativamente. Não apenas o skate nos fará sair de casa, mas também pode ajudar a cobrir grandes distâncias facilmente.

Aqui estão, de acordo com Samir Becic e com Health Fitness Revolution os maiores benefícios de andar de skate:

Skate e saúde
“Com um estilo de vida saudável, podemos evitar de 60 a 70% das doenças conhecidas.” Samir Becic



  • Aumenta a flexibilidade: os tornozelos devem ficar flexíveis e o corpo deve estar maleável ao se andar de skate. Quanto mais tenso e inflexível uma pessoa for, mais difícil para ela será praticar;

  • Oferece treinamento para todo o corpo: Você estará movimentando pés e pernas, e usará os braços para ajudar no equilíbrio. Você fará diversos tipos de torção do corpo. Todas essas coisas acontecem simultaneamente, fornecendo uma grande variedade de movimentos ao corpo.

  • Resistência física: A maioria dos skatistas não praticam o skate por alguns minutos e param. É comum os praticantes gostarem tanto que praticam por várias horas por dia, aumentando o seu nível de resistência física.

  • Precisão: Para a execução de uma manobra é necessário um perfeito alinhamento, portanto a cada falha, o skatista tenta novamente, e novamente, e novamente, e novamente... Mas a cada tentativa, ajustes são feitos. O pé é colocado de maneira diferente no skate, o "timing" é modificado, a velocidade alterada, e tenta-se aterrissar diferentemente. Até que se consigam os movimentos e o "timing", muitas tentativas são executadas, aumentando a precisão!

  • Melhora a coordenação: Andar de skate envolve muita coordenação entre olhos, pernas, pés e braços. Quanto mais se anda de skate, melhor se torna nessa coordenação. Precisão e coordenação são usados em toda a vida, seja no skate ou não. Quando consegue-se melhorar nesses quesitos, a habilidade para todos os tipos de atividades, como dirigir, escaladas, ações múltiplas, etc., recebe uma melhoria.

  • Queima de calorias: Dependendo da intensidade da prática, uma pessoa normal queimará entre 150 e 500 calorias por hora.

  • Esporte intermediário ideal entre outros de prancha: Isso inclui surf, snowboard, wakeboard, kitesurf, etc. Se o mar está "flat", a neve está derretendo, a água muito fria, qualquer um pode manter suas habilidades em dia ao usar um skate!

  • Ensina consequências, prática e paciência: andar de skate proporciona uma oportunidade perfeita para uma pessoa jovem tomar decisões com riscos calculados, em um ambiente controlado, com consequências reais e imediatas se as manobras não são executadas adequadamente. De maneira similar às artes marciais, as habilidades e os fundamentos do skate têm que ser aprendidos e dominados com a prática e paciência, de maneira diferente da gratificação instantânea da televisão e dos vídeo games.

  • Aprende-se a cair: a prevenção de futuras lesões é uma dos maiores benefícios que a prática do skate tem a oferecer em termos de saúde. Quando se anda de skate, é necessário aprender a evitar as quedas (sempre que possível), mas também é necessário aprender a cair corretamente. Skatistas ficam naturalmente melhores na colocação de seus pés e mãos à medida que progridem no skate. Essa é uma ferramente fundamenta na vida pois reduzirá a probabilidade de acidentes. Um skatista será naturalmente mais habilidoso para se recuperar de escorregões, e tropeções, e evitar cair sobre o próprio rosto.

  • Alívio do estresse: qualquer atividade física é considerada boa para o alívio do estresse. Andar de skate pode ajudar a retirar alguns pensamentos da cabeça. Alternativamente, pode também ajudar a pensar mais claramente sobre algumas coisas. Andar de skate parece ajudar a trazer coisas para uma outra perspectiva e permite que o skatista sinta-se mais em controle de outros aspectos de sua vida.

  • Saúde geral: Assim como com outras formas de exercício físico, o skate pode reduzir ou eliminar seu risco de vários problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, e obesidade. O exercício pode também reduzir o risco de doenças coronárias devido à redução de níveis de triglicérides e aumento do colesterol "bom".

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