Picos de skate nas antigas

Já escrevi algumas vezes aqui a respeito do início do skate aqui em Brasília. Eu tive a honra de participar desse movimento bem no início, já que comecei a andar no carrinho pouco depois do primeiro campeonato que aconteceu na 115 sul, em 1974. Aqui vão alguns dos picos que faziam com que a molecada se entusiasmasse com o SK8, e onde íamos sempre que possível pros nossos rolés! Mas o principal é que possamos ver como esses picos evoluíram. Tem pelo menos um que continua sendo usado com sk8 até hoje, mas a maioria…
O primeiro que tenho que falar é a SQS 115. Era, sem sombra de dúvida, o pico mais importante da cidade no começo dos anos 70! Hoje em dia não tem mais como andar de skate lá, pois a calçada, além de estar com o cimento muito desgastado e cheio de buracos e irregularidades, está cheia de grama que cresceu nos intervalos entre um bloco e outro de cimento.


Outra vista do mesmo local:


A calçada ao lado do Cine Brasília era um lugar onde a gente ia sempre, e com um calçamento muito liso e uma inclinação bem suava, era muito legal. Um amigo fez um filme com Super 8 lá naquela época e, depois, se eu conseguir, vou colocar aqui no blog. Ainda dá pra andar lá, com certeza, mas não sei de ninguém que vá no pico. Taí um lugar pra ir algum dia e tentar uma brincadeira:


Bem próximo ao Cine Brasília está o pico da 107 Sul, onde a gente ia pra tentar mandar o que chamávamos de radical, naquela época. Esse pico está no mesmo Super 8 do meu amigo, que falei antes, e que espero colocar aqui no blog. Esse parte com o guarda corpo não existia nos anos 70, e a parte inclinada da calçada ia até mais na frente, então a gente pegava velô do lado direito da foto, consegue subir até na altura do parte plana com o guarda corpo, e voltava. Era muito legal. No vídeo dá pra ver bem.


No Setor Comercial Sul, em frente ao Edifício Márcia, era outro radical, e hoje em dia fizeram um estacionamento com meio fio que impede que o local seja usado da mesma maneira que usávamos. Seguindo pela parte inclinada da calçada, à esquerda dos degraus, ainda existe uma área que ainda dá pra usar, mas acho que a calçada está muito ruim, impedindo que o rolé seja legal.


O estacionamento entre a 509 e a 510 sul era um lugar onde a galera ia muito pra andar de skate. É uma área grande, com uma inclinação suave e um asfalto bem liso. Já aconteceu até campeonato ali, não lembro em que ano. Depois vou ver se coloco aqui o link pro vídeo que tem no YouTube com a galera andando lá na década de 70, e acho que é o único vídeo em que eu apareço. Acho que até hoje dá pra um rolé ali, mas também acho que ninguém vai lá pra isso.


Uma ladeira curta mas que dava pra uma descida legal era essa, no acesso para o cine Drive In, passando sobre a pista do autódromo de Brasília. É outro lugar que tem um vídeo de alguns dos skatistas da década de 70 dando um rolé.


Esse pico já foi até capa de revista. A gente ia lá, na época era a piscina coberta, que foi aterrada e virou um ginásio de esportes. Naquela época a gente tinha que ficar de olho, pois a segurança do local chamava a polícia, e quando eles chegavam, se pegassem a gente lá, o skate ia parar na Segunda DP, onde pra pegar de volta só indo com o pai ou responsável. O meu skate foi "preso" pelo menos duas vezes. Outro problema do lugar é que esse cimentado grande abaixo da transição tinha um laguinho. Era só vacilar que o skate ia parar dentro d'água. E, naquele época, molhar o skate era perder o shape, que não resistia de jeito nenhum.




Acho que é isso, pelo menos que eu lembre agora. Se eu lembrar de algum outro lugar que não está aqui, vou fazer um novo post aqui no blog.